quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Motim na Bahia

Cerca de 500 homens do Exército e da Polícia Federal entraram por volta de 7h20 desta quinta-feira (9) na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, para realizar uma varredura no prédio que, até esta manhã, era ocupado por 245 policiais militares em greve há dez dias. Segundo o Exército Brasileiro, a ordem pela não invasão foi seguida até o último momento da operação. Os grevistas começaram a rendição por volta das 6h30.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Associação de Hotéis do Rio é contra proibição do fumo em áreas fechadas

A proibição do fumo em espaços coletivos públicos e privados no Rio --feita por um decreto no "Diário Oficial" do município nesta terça-feira-- já provoca reações de associações e empresários. A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 31, segundo o decreto do prefeito Cesar Maia (DEM).O presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Alfredo Lopes, disse achar que a medida "ultrapassa o bom senso". Pelo decreto, a proibição inclui também hotéis e espaços dentro dele como saguões, corredores, escadas e ante-sala."Acontece muito de o hóspede chegar e acender o cigarro. Nós tiramos os cinzeiros, tentamos dificultar, mas não tem muito o que fazer, é complicado. Aí a Vigilância Sanitária normalmente multa o proprietário do hotel", declarou Lopes. "É crescente e irreversível restringir o fumo, mas em qualquer lugar do mundo tem fumódromos, mas acho que [o decreto] ultrapassa um pouco o bom senso".O decreto determina que os espaços permitidos para o fumo, como varandas e terraços, não podem ter ligação com os ambientes fechados.As punições para quem infringir as normas serão as mesmas da lei federal 6437, que prevê advertência, interdição, cancelamento de licença e/ou multa para infrações do tipo. Os valores das multas, contudo, ainda não foram definidos pela prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Governo do Rio.A nova lei garante aos proprietários de estabelecimentos fechados o direito de exigir que clientes que não cumpram a proibição se retirem dos locais.

domingo, 2 de março de 2008

Chávez fecha embaixada em Bogotá e mobiliza tropas na fronteira

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou neste domingo o fechamento da embaixada da Venezuela na Colômbia e a mobilização de "dez batalhões" militares na fronteira entre os dois países."Ordeno de imediato a retirada de todo nosso pessoal da embaixada de Bogotá. Que se feche a embaixada de Bogotá. Chanceler (Nicolás) Maduro, por favor, feche nossa embaixada e mande que voltem todos nossos funcionários", disse Chávez.Chávez também chamou o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de "criminoso, mafioso e paramilitar", e acusou-o de dirigir um "narcogoverno".A pedido de uma participante do seu programa de rádio e televisão "Alô, presidente!", o chefe de Estado Venezuelano ofereceu um minuto de silêncio a "Raúl Reyes", o porta-voz internacional das Farc morto no sábado em um bombardeio do Exército colombiano em território equatoriano. Chávez se referiu ao bombardeio como um "covarde assassinato".O presidente venezuelano disse ainda que falou na manhã desse domingo com o mandatário equatoriano, Rafael Correa.O Equador está "mobilizando tropas para o norte. Correa conta com a Venezuela para o que quer que seja, em qualquer circunstância", declarou Chávez."Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império nem o seu cachorro venham nos debilitar", acrescentou, em referência aos EUA e à Colômbia, respectivamente.Chávez, que mantém uma relação tensa com o presidente colombiano Alvaro Uribe, ordenou em novembro a retirada do seu embaixador em Bogotá, Pavel Rondón, depois da decisão de Uribe de encerrar a mediação do presidente da Venezuela com as Farc em um acordo humanitário.O mandatário venezuelano afirmou no sábado que, na Venezuela, um ato similar ao ocorrido no Equador seria considerado um ato de guerra.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lula ironiza oposição por ir ao STF contra política social

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em discurso em Fortaleza, que os partidos da oposição derrubaram a CPMF para tentar impedir a continuidade de seu governo por mais tempo.Lula chegou a mencionar um de seus opositores, o DEM, mas poupou o nome do PSDB, ao qual ele se referiu apenas como "o outro [partido] que vocês já sabem quem é"."Os nossos adversários, que vocês sabem quem é, um chamava-se PFL, agora ele se chama de Democratas, o outro vocês já sabem quem é, eles, no final do ano passado, derrotaram a CPMF, que era o imposto que a classe média brasileira e os ricos pagavam, porque pobre não trabalha com cheque", disse."Eles tiraram do governo federal R$ 40 bilhões, e tiraram porque eles diziam 'se a gente deixar mais R$ 40 bilhões na mão desse governo, a gente não vai voltar mais'", afirmou."Tinha gente que imaginava: 'Vamos deixar esse tal de Lula entrar, ele não vai agüentar um ano, e nós vamos tirar ele daqui'. Pois bem, eles não sabem que o nordestino, quando não morre de fome até os cinco anos de idade, é muito difícil de alguém derrubar."Os ataques de Lula à oposição começaram com a defesa da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que, segundo ele, tem sofrido "injustiças". "Eu, Luizianne, como apanho há muito tempo nesse país, e aprendi a ter a alma muito sensível mas o couro muito calejado, ao invés de responder a determinados tipos de crítica que recebo, penso que um ato como esse responde por mim a essas ofensas baratas", disse Lula.Candidata à reeleição, Luizianne tem tido que responder a suspeitas de irregularidades na contratação de um empresa que fez a montagem da arquibancada do Carnaval de Fortaleza, que desabou. Outra notícia que tem sido usada contra a prefeita é sobre o contrato com a Finatec, ONG vinculada à UnB (Universidade de Brasília), cujos convênios com prefeituras petistas estão sob investigação.Lula esteve no bairro do Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, para anunciar obras de saneamento e habitação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o mesmo tema e as mesmas obras que o levaram à cidade em julho de 2007.Como a prefeita não tem certeza se o presidente irá voltar em sua campanha eleitoral para apoiá-la --pois Lula já afirmou que não subirá em palanques nos locais onde houver um confronto entre aliados--, ela aproveitou para registrá-lo, com uma equipe de filmagens e fotografias.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Duro debate eleitoral

O candidato socialista e atual chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e seu adversário conservador, Mariano Rajoy, protagonizaram um duro debate na TV nesta segunda-feira.O sucesso econômico e a alta da inflação, o perigo da imigração e os progressos sociais, passando por acusações mútuas sobre questões de terrorismo, dominaram o debate."Os espanhóis vivem hoje com muito mais dificuldade do que quando você chegou ao governo, e você tem permanecido impassível e insensível às altas dos preços", disse Rajoy a Zapatero sobre a inflação dos últimos meses.Zapatero, que lembrou os bons resultados econômicos registrados nos últimos anos, como crescimento, criação de empregos e superávit no orçamento, afirmou que "a desaceleração não vai ser profunda ou prolongada". "Nosso país está melhor preparado".Em um debate por vezes ríspido, Rajoy alertou para o perigo da imigração "sem controle (...) uma avalanche", e citou um pacote de medidas para enfrentar o problema: "proibir com leis as regularizações em massa, firmar um contrato de integração e expulsar os estrangeiros que não se adequarem".Zapatero respondeu lembrando que há imigrantes "que morreram em missões de paz e em atentados terroristas" na Espanha. "Devemos pedir a eles que firmem seu papel de delinqüente potencial, a estas pessoas que as vezes morrem por nós?""A Espanha é um país de emigrantes e devemos ter muita prudência com as pessoas que vêm trabalhar conosco".Em um dos momentos mais duros do debate, Zapatero disse que Rajoy e seu partido atribuíram os atentados islamitas de 11 de março de 2004 em Madri à organização separatista basca ETA.Rajoy rebateu acusando o chefe de governo de mentir ao assegurar que não falaria de política com o ETA quando estabeleceu o diálogo de paz com a organização armada.O candidato conservador acusou Zapatero de ter como aliados no exterior o líder venezuelano, Hugo Chávez, e o cubano Fidel Castro, enquanto ele se alinha com líderes como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.Zapatero respondeu lembrando que durante o governo do conservador José María Aznar "se dedicaram a recrutar soldados para a guerra do Iraque" na América Latina, e que na Cúpula Ibero-Americana de novembro defendeu o ex-presidente José María Aznar.A população espanhola não presenciava um debate assim desde 1993, quando se enfrentaram o então chefe de governo espanhol, Felipe González, e o líder conservador, José María Aznar, que perdeu a eleição.Segundo as redes de TV espanholas, Zapatero venceu o debate de hoje.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Hitler fazia desenhos de Branca de Neve e Pinóquio

O ex-líder da Alemanha Adolf Hitler era um apaixonado pelos desenhos da Branca de Neve e do Pinóquio feitos pelos estúdios de Walt Disney, chegando ao ponto de copiar os personagens em histórias em quadrinhos como passatempo, segundo um historiador norueguês.William Hakvaag, diretor do Museu da Guerra de Lofoten, na Noruega, está convencido de ter adquirido quatro exemplares desses desenhos feitos pelo "Führer", afirma a edição online da revista semanal alemã "Der Spiegel".As cópias, datadas de 1940, um ano após a invasão da Polônia que deflagrou a Segunda Guerra Mundial, foram adquiridas por Hakvaag em um leilão na Alemanha e levam as siglas "A.H.", ou "A. Hitler", como no caso da Branca de Neve.O historiador norueguês não duvida da autenticidade dos desenhos, apesar de estes ainda não terem sido reconhecidos como tais, e se baseia em parte na conhecida admiração de Hitler por Disney.O ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, presenteou Hitler no Natal de 1937 com 12 cópias de filmes do personagem Mickey e, como lembra a "Spiegel", a partir daí surgiu o projeto de criar dentro do regime sua própria produtora de desenhos animados.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Câmeras registram queda de 'meteoro' nos EUA

Câmeras de circuito fechado de televisão filmaram nesta semana o que parece ser um meteoro caindo do céu nos Estados Unidos. O objeto foi visto de vários Estados americanos e provocou uma chuva de ligações para emissoras de televisão locais. O piloto de um avião particular disse ter visto o meteoro atingir o chão em uma área rural, a sudeste de Seattle, mas ainda não há sinal dele.