terça-feira, 13 de maio de 2008
Associação de Hotéis do Rio é contra proibição do fumo em áreas fechadas
A proibição do fumo em espaços coletivos públicos e privados no Rio --feita por um decreto no "Diário Oficial" do município nesta terça-feira-- já provoca reações de associações e empresários. A medida entrará em vigor a partir do próximo dia 31, segundo o decreto do prefeito Cesar Maia (DEM).O presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Alfredo Lopes, disse achar que a medida "ultrapassa o bom senso". Pelo decreto, a proibição inclui também hotéis e espaços dentro dele como saguões, corredores, escadas e ante-sala."Acontece muito de o hóspede chegar e acender o cigarro. Nós tiramos os cinzeiros, tentamos dificultar, mas não tem muito o que fazer, é complicado. Aí a Vigilância Sanitária normalmente multa o proprietário do hotel", declarou Lopes. "É crescente e irreversível restringir o fumo, mas em qualquer lugar do mundo tem fumódromos, mas acho que [o decreto] ultrapassa um pouco o bom senso".O decreto determina que os espaços permitidos para o fumo, como varandas e terraços, não podem ter ligação com os ambientes fechados.As punições para quem infringir as normas serão as mesmas da lei federal 6437, que prevê advertência, interdição, cancelamento de licença e/ou multa para infrações do tipo. Os valores das multas, contudo, ainda não foram definidos pela prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Governo do Rio.A nova lei garante aos proprietários de estabelecimentos fechados o direito de exigir que clientes que não cumpram a proibição se retirem dos locais.
domingo, 2 de março de 2008
Chávez fecha embaixada em Bogotá e mobiliza tropas na fronteira
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou neste domingo o fechamento da embaixada da Venezuela na Colômbia e a mobilização de "dez batalhões" militares na fronteira entre os dois países."Ordeno de imediato a retirada de todo nosso pessoal da embaixada de Bogotá. Que se feche a embaixada de Bogotá. Chanceler (Nicolás) Maduro, por favor, feche nossa embaixada e mande que voltem todos nossos funcionários", disse Chávez.Chávez também chamou o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de "criminoso, mafioso e paramilitar", e acusou-o de dirigir um "narcogoverno".A pedido de uma participante do seu programa de rádio e televisão "Alô, presidente!", o chefe de Estado Venezuelano ofereceu um minuto de silêncio a "Raúl Reyes", o porta-voz internacional das Farc morto no sábado em um bombardeio do Exército colombiano em território equatoriano. Chávez se referiu ao bombardeio como um "covarde assassinato".O presidente venezuelano disse ainda que falou na manhã desse domingo com o mandatário equatoriano, Rafael Correa.O Equador está "mobilizando tropas para o norte. Correa conta com a Venezuela para o que quer que seja, em qualquer circunstância", declarou Chávez."Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império nem o seu cachorro venham nos debilitar", acrescentou, em referência aos EUA e à Colômbia, respectivamente.Chávez, que mantém uma relação tensa com o presidente colombiano Alvaro Uribe, ordenou em novembro a retirada do seu embaixador em Bogotá, Pavel Rondón, depois da decisão de Uribe de encerrar a mediação do presidente da Venezuela com as Farc em um acordo humanitário.O mandatário venezuelano afirmou no sábado que, na Venezuela, um ato similar ao ocorrido no Equador seria considerado um ato de guerra.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Lula ironiza oposição por ir ao STF contra política social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em discurso em Fortaleza, que os partidos da oposição derrubaram a CPMF para tentar impedir a continuidade de seu governo por mais tempo.Lula chegou a mencionar um de seus opositores, o DEM, mas poupou o nome do PSDB, ao qual ele se referiu apenas como "o outro [partido] que vocês já sabem quem é"."Os nossos adversários, que vocês sabem quem é, um chamava-se PFL, agora ele se chama de Democratas, o outro vocês já sabem quem é, eles, no final do ano passado, derrotaram a CPMF, que era o imposto que a classe média brasileira e os ricos pagavam, porque pobre não trabalha com cheque", disse."Eles tiraram do governo federal R$ 40 bilhões, e tiraram porque eles diziam 'se a gente deixar mais R$ 40 bilhões na mão desse governo, a gente não vai voltar mais'", afirmou."Tinha gente que imaginava: 'Vamos deixar esse tal de Lula entrar, ele não vai agüentar um ano, e nós vamos tirar ele daqui'. Pois bem, eles não sabem que o nordestino, quando não morre de fome até os cinco anos de idade, é muito difícil de alguém derrubar."Os ataques de Lula à oposição começaram com a defesa da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que, segundo ele, tem sofrido "injustiças". "Eu, Luizianne, como apanho há muito tempo nesse país, e aprendi a ter a alma muito sensível mas o couro muito calejado, ao invés de responder a determinados tipos de crítica que recebo, penso que um ato como esse responde por mim a essas ofensas baratas", disse Lula.Candidata à reeleição, Luizianne tem tido que responder a suspeitas de irregularidades na contratação de um empresa que fez a montagem da arquibancada do Carnaval de Fortaleza, que desabou. Outra notícia que tem sido usada contra a prefeita é sobre o contrato com a Finatec, ONG vinculada à UnB (Universidade de Brasília), cujos convênios com prefeituras petistas estão sob investigação.Lula esteve no bairro do Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, para anunciar obras de saneamento e habitação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o mesmo tema e as mesmas obras que o levaram à cidade em julho de 2007.Como a prefeita não tem certeza se o presidente irá voltar em sua campanha eleitoral para apoiá-la --pois Lula já afirmou que não subirá em palanques nos locais onde houver um confronto entre aliados--, ela aproveitou para registrá-lo, com uma equipe de filmagens e fotografias.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Duro debate eleitoral
O candidato socialista e atual chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e seu adversário conservador, Mariano Rajoy, protagonizaram um duro debate na TV nesta segunda-feira.O sucesso econômico e a alta da inflação, o perigo da imigração e os progressos sociais, passando por acusações mútuas sobre questões de terrorismo, dominaram o debate."Os espanhóis vivem hoje com muito mais dificuldade do que quando você chegou ao governo, e você tem permanecido impassível e insensível às altas dos preços", disse Rajoy a Zapatero sobre a inflação dos últimos meses.Zapatero, que lembrou os bons resultados econômicos registrados nos últimos anos, como crescimento, criação de empregos e superávit no orçamento, afirmou que "a desaceleração não vai ser profunda ou prolongada". "Nosso país está melhor preparado".Em um debate por vezes ríspido, Rajoy alertou para o perigo da imigração "sem controle (...) uma avalanche", e citou um pacote de medidas para enfrentar o problema: "proibir com leis as regularizações em massa, firmar um contrato de integração e expulsar os estrangeiros que não se adequarem".Zapatero respondeu lembrando que há imigrantes "que morreram em missões de paz e em atentados terroristas" na Espanha. "Devemos pedir a eles que firmem seu papel de delinqüente potencial, a estas pessoas que as vezes morrem por nós?""A Espanha é um país de emigrantes e devemos ter muita prudência com as pessoas que vêm trabalhar conosco".Em um dos momentos mais duros do debate, Zapatero disse que Rajoy e seu partido atribuíram os atentados islamitas de 11 de março de 2004 em Madri à organização separatista basca ETA.Rajoy rebateu acusando o chefe de governo de mentir ao assegurar que não falaria de política com o ETA quando estabeleceu o diálogo de paz com a organização armada.O candidato conservador acusou Zapatero de ter como aliados no exterior o líder venezuelano, Hugo Chávez, e o cubano Fidel Castro, enquanto ele se alinha com líderes como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.Zapatero respondeu lembrando que durante o governo do conservador José María Aznar "se dedicaram a recrutar soldados para a guerra do Iraque" na América Latina, e que na Cúpula Ibero-Americana de novembro defendeu o ex-presidente José María Aznar.A população espanhola não presenciava um debate assim desde 1993, quando se enfrentaram o então chefe de governo espanhol, Felipe González, e o líder conservador, José María Aznar, que perdeu a eleição.Segundo as redes de TV espanholas, Zapatero venceu o debate de hoje.
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Hitler fazia desenhos de Branca de Neve e Pinóquio
O ex-líder da Alemanha Adolf Hitler era um apaixonado pelos desenhos da Branca de Neve e do Pinóquio feitos pelos estúdios de Walt Disney, chegando ao ponto de copiar os personagens em histórias em quadrinhos como passatempo, segundo um historiador norueguês.William Hakvaag, diretor do Museu da Guerra de Lofoten, na Noruega, está convencido de ter adquirido quatro exemplares desses desenhos feitos pelo "Führer", afirma a edição online da revista semanal alemã "Der Spiegel".As cópias, datadas de 1940, um ano após a invasão da Polônia que deflagrou a Segunda Guerra Mundial, foram adquiridas por Hakvaag em um leilão na Alemanha e levam as siglas "A.H.", ou "A. Hitler", como no caso da Branca de Neve.O historiador norueguês não duvida da autenticidade dos desenhos, apesar de estes ainda não terem sido reconhecidos como tais, e se baseia em parte na conhecida admiração de Hitler por Disney.O ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, presenteou Hitler no Natal de 1937 com 12 cópias de filmes do personagem Mickey e, como lembra a "Spiegel", a partir daí surgiu o projeto de criar dentro do regime sua própria produtora de desenhos animados.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Câmeras registram queda de 'meteoro' nos EUA
Câmeras de circuito fechado de televisão filmaram nesta semana o que parece ser um meteoro caindo do céu nos Estados Unidos. O objeto foi visto de vários Estados americanos e provocou uma chuva de ligações para emissoras de televisão locais. O piloto de um avião particular disse ter visto o meteoro atingir o chão em uma área rural, a sudeste de Seattle, mas ainda não há sinal dele.
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Kosovo
O Parlamento de Kosovo aprovou a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial neste domingo na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.
Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que "muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo"."Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo". Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional. O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência. "Todas as comunidades terão um papel importante na construção da nação, não há lugar para medo e discriminação em Kosovo. Qualquer ato de discriminação, principalmente contra as minorias, será removido das nossas instituições e do nosso Estado". Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações. Thaci vinha dando indicações de que a independência seria declarada neste final de semana e milhares de kosovares de origem albanesa já comemoravam a decisão desde a madrugada.Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo. Opositores Os governos da Sérvia e da Rússia já haviam afirmado que não reconheceriam a independência de Kosovo. No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta pela província, considerada o coração religioso e cultural do país. A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província. Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência. Bálcãs A população dos Bálcãs está acompanhando de perto os eventos no Kosovo e as consequências que a independência da província poderá trazer para a região. A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência. Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.
Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que "muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo"."Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo". Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional. O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência. "Todas as comunidades terão um papel importante na construção da nação, não há lugar para medo e discriminação em Kosovo. Qualquer ato de discriminação, principalmente contra as minorias, será removido das nossas instituições e do nosso Estado". Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações. Thaci vinha dando indicações de que a independência seria declarada neste final de semana e milhares de kosovares de origem albanesa já comemoravam a decisão desde a madrugada.Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo. Opositores Os governos da Sérvia e da Rússia já haviam afirmado que não reconheceriam a independência de Kosovo. No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta pela província, considerada o coração religioso e cultural do país. A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província. Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência. Bálcãs A população dos Bálcãs está acompanhando de perto os eventos no Kosovo e as consequências que a independência da província poderá trazer para a região. A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência. Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Rússia acredita que EUA testarão novo armamento ao destruir satélite espião
A Rússia suspeita que os Estados Unidos pretendem testar um novo armamento estratégico para derrubar o satélite espião "L-21", que está sem controle e poderia representar uma ameaça para a Terra."Tal teste significaria o nascimento de um novo tipo de arma estratégica", informou o Ministério da Defesa russo em comunicado.Os Estados Unidos anunciaram hoje que derrubarão o "L-21" após a aterrissagem do ônibus espacial "Atlantis", mas antes que o satélite entre na atmosfera.Por ordem do presidente George W. Bush, o Departamento de Defesa deve derrubar o satélite usando um míssil tático lançado de um navio da Marinha americana.No entanto, a Rússia considera que "nas explicações americanas não há argumentos suficientes que justifiquem a decisão de derrubar um satélite em órbita descendente com sistemas antimísseis"."A decisão de Bush de derrubar seu próprio satélite levanta algumas perguntas. Os EUA não avaliaram as conseqüências de sua queda em órbita e de uma fracassada tentativa de destruição do satélite", acrescenta. O ministério indica que também não "se analisou o impacto da operação nas atividades espaciais do homem, incluindo na atividade dos cosmonautas"."Levando em conta as reflexões sobre o risco que o satélite pode representar, pode-se dizer que está sendo preparado um clássico teste de uma arma anti-satélite", assegura o comunicado.O Pentágono explicou que tomou tal decisão pelo "dano potencial que representa para os cidadãos o combustível" usado pelo satélite. A Nasa informou que a derrubada do satélite não representará nenhum problema para a Estação Espacial Internacional (ISS) e que o complexo espacial "não receberá impactos resultantes da explosão do mesmo". O satélite espião americano foi lançado em dezembro de 2006, mas perdeu força pouco após seu lançamento e agora se encontra fora de controle.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Míssil
O Pentágono anunciou nesta quinta-feira (14) que planeja destruir o satélite espião que perdeu força e propulsão, antes que ele volte para a atmosfera. A medida tem por objetivo evitar o vazamento de gás tóxico do tanque de combustível do objeto.
O satélite espião registrado como US 193 pesa cerca de 2.270 kg e utiliza hidrazina como combustível, substância altamente tóxica.
Lançado em 2006, o objeto perdeu energia e seus sistemas de controles falharam logo após ser colocado em órbita, deixando-o descontrolado.
Segundo o subchefe do Estado-Maior Conjunto, general James Cartwright, a ordem de destruir o satélite partiu do presidente George W. Bush.
O presidente teria optado por um plano que prevê o lançamento de um míssil tático modificado, após ser alertado sobre a possibilidade de que a reentrada do objeto na atmosfera pudesse causar mortes.
De acordo com as autoridades, há cerca de 450 kg da substância tóxica no satélite.
Os militares não informaram quando a interceptação irá ocorrer, mas esperam atingir o objeto antes que ele alcance a atmosfera, fato previsto para a primeira semana de março
Em comunicado do Pentágono, o representante do conselho de segurança, James Jeffries, diz ser improvável que o satélite atinja uma área populacional e considerou os riscos apresentados pelo gás tóxico como limitados.
Porém, Jeffries acrescentou: "Há risco suficiente para que o presidente se preocupe".
O satélite espião registrado como US 193 pesa cerca de 2.270 kg e utiliza hidrazina como combustível, substância altamente tóxica.
Lançado em 2006, o objeto perdeu energia e seus sistemas de controles falharam logo após ser colocado em órbita, deixando-o descontrolado.
Segundo o subchefe do Estado-Maior Conjunto, general James Cartwright, a ordem de destruir o satélite partiu do presidente George W. Bush.
O presidente teria optado por um plano que prevê o lançamento de um míssil tático modificado, após ser alertado sobre a possibilidade de que a reentrada do objeto na atmosfera pudesse causar mortes.
De acordo com as autoridades, há cerca de 450 kg da substância tóxica no satélite.
Os militares não informaram quando a interceptação irá ocorrer, mas esperam atingir o objeto antes que ele alcance a atmosfera, fato previsto para a primeira semana de março
Em comunicado do Pentágono, o representante do conselho de segurança, James Jeffries, diz ser improvável que o satélite atinja uma área populacional e considerou os riscos apresentados pelo gás tóxico como limitados.
Porém, Jeffries acrescentou: "Há risco suficiente para que o presidente se preocupe".
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Acordo entre Brasil e França para submarino nuclear causa debates na Europa
A possibilidade de que o Brasil venha a construir submarinos nucleares com a cooperação com a França gera inquietação, principalmente devido aos riscos de proliferação nuclear, de danos ecológicos irreversíveis e de uma corrida armamentista, assinalou nesta terça-feira um especialista no jornal francês Liberation.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Motor de avião da TAM pega fogo
A turbina de um Airbus A330 da TAM pegou fogo cerca de 15 minutos após decolar da Miami, nos Estados Unidos, com destino a São Paulo, na sexta-feira. O jornalista Fabio Steinberg, que estava a bordo do vôo 8091 com seu filho e mais 225 passageiros, disse que percebeu uma forte vibração, seguida de um ruído externo, quando o avião ainda estava em procedimento de subida. "Olhei pela janela para a asa e vi a turbina esquerda começando a pegar fogo. Parecia uma longa cauda de cometa", contou.
Segundo ele, a turbina foi logo desligada e o A330 manteve vôo apenas com a turbina direita. "Ficou um forte cheiro de fumaça dentro da cabine dos passageiros." Após alguns minutos, o comandante informou aos passageiros que "uma pequena vibração na turbina" obrigava o avião a retornar a Miami, "por uma questão de segurança". A aeronave pousou sem maiores problemas em Miami. Os passageiros foram hospedados no hotel Fairmont e seguiram viagem no outro dia em outro avião.
A TAM informou que o vôo 8091 "teve problemas técnicos em um dos motores pouco depois de decolar" e voltou ao aeroporto de Miami, onde fez um pouso normal. "Os passageiros receberam acomodações e assistência do nosso pessoal em terra e seguiram na manhã do sábado para a capital paulista, em outro vôo da companhia."
A TAM informou ainda que o motor em questão tinha 2.835 ciclos (pouso e decolagem) desde a última revisão. "Essas revisões são executadas no exterior por fornecedores certificados internacionalmente, e a próxima estava programada para fevereiro de 2009. Ele também passa por inspeções rigorosas a cada 600 horas de vôo." Conforme a TAM, a última inspeção visual do motor ocorreu no dia 18 de janeiro, quando o equipamento se apresentou em perfeitas condições.
Segundo ele, a turbina foi logo desligada e o A330 manteve vôo apenas com a turbina direita. "Ficou um forte cheiro de fumaça dentro da cabine dos passageiros." Após alguns minutos, o comandante informou aos passageiros que "uma pequena vibração na turbina" obrigava o avião a retornar a Miami, "por uma questão de segurança". A aeronave pousou sem maiores problemas em Miami. Os passageiros foram hospedados no hotel Fairmont e seguiram viagem no outro dia em outro avião.
A TAM informou que o vôo 8091 "teve problemas técnicos em um dos motores pouco depois de decolar" e voltou ao aeroporto de Miami, onde fez um pouso normal. "Os passageiros receberam acomodações e assistência do nosso pessoal em terra e seguiram na manhã do sábado para a capital paulista, em outro vôo da companhia."
A TAM informou ainda que o motor em questão tinha 2.835 ciclos (pouso e decolagem) desde a última revisão. "Essas revisões são executadas no exterior por fornecedores certificados internacionalmente, e a próxima estava programada para fevereiro de 2009. Ele também passa por inspeções rigorosas a cada 600 horas de vôo." Conforme a TAM, a última inspeção visual do motor ocorreu no dia 18 de janeiro, quando o equipamento se apresentou em perfeitas condições.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Celso Lungaretti - Artigo do jornal "O Rebate"
PARA ALÉM DE CARTÕES E TOSTÕES
O escândalo da vez é o dos cartões corporativos, que funcionavam como um cheque em branco concedido pelo Governo Federal a 11.510 privilegiados, para adquirirem o que bem entendessem às custas do Erário.A dinheirama desviada dos cofres públicos para bolsos privados é, decerto, irrisória, se comparada com as negociatas que vieram à tona no caso do mensalão. A máquina de fazer dinheiro do Zé Dirceu era alimentada por grandes grupos empresariais, que, como contrapartida pelos favorecimentos governamentais escusos, forneciam ao PT o argumento sonante para a compra de apoio parlamentar e outras iniciativas visando à sua eternização no poder. Isto estava tão distante do universo mental dos brasileiros pobres (a maioria) que, apesar da gravidade dos delitos constatados, não houve clamor popular exigindo punições e o principal responsável pelo funcionamento de tal organização criminosa não só escapou do impeachment como acabou sendo reeleito sem maiores dificuldades, enquanto outros óbvios culpados eram (re)conduzidos ao Congresso.Agora, no entanto, a malversação do dinheiro público evidencia-se até para os moradores dos grotões, daí a presteza com que se sacrificou o primeiro bode expiatório, numa tentativa de se preservar o restante do rebanho caprino. Tudo indica, entretanto, que a guilhotina funcionará novamente, até que seja saciada a sede de sangue dos pagadores de impostos.De resto, há uma pergunta que não quer calar: bastará cortarmos cabeças para que sejam extirpadas as grandes mazelas nacionais? Um sistema que funcionasse a contento, sem a venalidade dos políticos atuais, tiraria o Brasil da desonrosa posição de 70º colocado no ranking de desenvolvimento humano da ONU, atrás de Tonga e da Costa Rica? Tudo indica que não. O custo do Estado crapuloso, perdulário e ineficiente é apenas agravante, não causa, de nossa geração insuficiente de riquezas e da terrível desigualdade na distribuição de renda (um escândalo muito maior do que os episódios de corrupção!). Temos hoje um tal entrelaçamento dos negócios, sob o capitalismo globalizado, que as decisões fundamentais não estão mais nas mãos dos governos. Ou estes se sujeitam a imposições transnacionais e mantêm seus países como elos da grande corrente ou os verão excluídos do fluxo do comércio, das novas tecnologias e dos capitais, o que equivale a uma condenação à penúria. Daí a persistência da mesmíssima política econômica sob Itamar, FHC e Lula, apesar das diferenças ideológicas existentes entre os três.Então, se o poder político decide apenas o acessório, não é de estranhar que se tenha transformado numa novela “contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada”, como diria Shakespeare. A espetacularização marcha ao lado da irrelevância. Os sucessivos escândalos entretêm e fornecem catarse às platéias, mantendo seus olhos convenientemente longe dos palcos em que seu destino é decidido e incapazes de compreender o funcionamento da engrenagem perversa que tritura as esperanças do povo brasileiro.Não se lê nos jornais e revistas, p. ex., de que o faturamento de um único grande banco ultrapassa todo o montante de dinheiro desviado nesses episódios que causam tanta indignação; e que bancos são a quintessência da inutilidade e do parasitismo, a agiotagem que não ousa dizer seu nome, em nada contribuindo para o bem comum. A mídia, que tem enorme responsabilidade na bovinização da opinião pública, omite também que a própria lógica do capitalismo induz os seres humanos à ganância e à busca do privilégio, daí a dificuldade em incutir nos homens públicos o respeito pelo dinheiro público, bem como as constantes transgressões a essa norma em todo o planeta.Enquanto tivermos nossa atenção ocupada por Severinos, Renans, Beneditas, Matildes e que tais, não estaremos refletindo sobre como aproveitarmos melhor o potencial produtivo que hoje permitiria proporcionar-se a cada cidadão do planeta uma existência verdadeiramente digna.Competiria à esquerda recolocar os projetos alternativos de sociedade no centro das discussões, pois só aos defensores do status quo interessa o aviltamento da política, reduzida a um interminável revolver de lama. Mas, para tanto, a esquerda precisa ser a primeira a dar exemplo de conduta impecável, não praticando nem compactuando com a ganância e a busca do privilégio. Em 1968, falava-se que os empenhados em construir um mundo novo teriam de, paralelamente, irem construindo a si próprios como homens novos, sob pena de contaminarem a sociedade sonhada com os vícios herdados da sociedade execrada. É algo em que se pensar.
O escândalo da vez é o dos cartões corporativos, que funcionavam como um cheque em branco concedido pelo Governo Federal a 11.510 privilegiados, para adquirirem o que bem entendessem às custas do Erário.A dinheirama desviada dos cofres públicos para bolsos privados é, decerto, irrisória, se comparada com as negociatas que vieram à tona no caso do mensalão. A máquina de fazer dinheiro do Zé Dirceu era alimentada por grandes grupos empresariais, que, como contrapartida pelos favorecimentos governamentais escusos, forneciam ao PT o argumento sonante para a compra de apoio parlamentar e outras iniciativas visando à sua eternização no poder. Isto estava tão distante do universo mental dos brasileiros pobres (a maioria) que, apesar da gravidade dos delitos constatados, não houve clamor popular exigindo punições e o principal responsável pelo funcionamento de tal organização criminosa não só escapou do impeachment como acabou sendo reeleito sem maiores dificuldades, enquanto outros óbvios culpados eram (re)conduzidos ao Congresso.Agora, no entanto, a malversação do dinheiro público evidencia-se até para os moradores dos grotões, daí a presteza com que se sacrificou o primeiro bode expiatório, numa tentativa de se preservar o restante do rebanho caprino. Tudo indica, entretanto, que a guilhotina funcionará novamente, até que seja saciada a sede de sangue dos pagadores de impostos.De resto, há uma pergunta que não quer calar: bastará cortarmos cabeças para que sejam extirpadas as grandes mazelas nacionais? Um sistema que funcionasse a contento, sem a venalidade dos políticos atuais, tiraria o Brasil da desonrosa posição de 70º colocado no ranking de desenvolvimento humano da ONU, atrás de Tonga e da Costa Rica? Tudo indica que não. O custo do Estado crapuloso, perdulário e ineficiente é apenas agravante, não causa, de nossa geração insuficiente de riquezas e da terrível desigualdade na distribuição de renda (um escândalo muito maior do que os episódios de corrupção!). Temos hoje um tal entrelaçamento dos negócios, sob o capitalismo globalizado, que as decisões fundamentais não estão mais nas mãos dos governos. Ou estes se sujeitam a imposições transnacionais e mantêm seus países como elos da grande corrente ou os verão excluídos do fluxo do comércio, das novas tecnologias e dos capitais, o que equivale a uma condenação à penúria. Daí a persistência da mesmíssima política econômica sob Itamar, FHC e Lula, apesar das diferenças ideológicas existentes entre os três.Então, se o poder político decide apenas o acessório, não é de estranhar que se tenha transformado numa novela “contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada”, como diria Shakespeare. A espetacularização marcha ao lado da irrelevância. Os sucessivos escândalos entretêm e fornecem catarse às platéias, mantendo seus olhos convenientemente longe dos palcos em que seu destino é decidido e incapazes de compreender o funcionamento da engrenagem perversa que tritura as esperanças do povo brasileiro.Não se lê nos jornais e revistas, p. ex., de que o faturamento de um único grande banco ultrapassa todo o montante de dinheiro desviado nesses episódios que causam tanta indignação; e que bancos são a quintessência da inutilidade e do parasitismo, a agiotagem que não ousa dizer seu nome, em nada contribuindo para o bem comum. A mídia, que tem enorme responsabilidade na bovinização da opinião pública, omite também que a própria lógica do capitalismo induz os seres humanos à ganância e à busca do privilégio, daí a dificuldade em incutir nos homens públicos o respeito pelo dinheiro público, bem como as constantes transgressões a essa norma em todo o planeta.Enquanto tivermos nossa atenção ocupada por Severinos, Renans, Beneditas, Matildes e que tais, não estaremos refletindo sobre como aproveitarmos melhor o potencial produtivo que hoje permitiria proporcionar-se a cada cidadão do planeta uma existência verdadeiramente digna.Competiria à esquerda recolocar os projetos alternativos de sociedade no centro das discussões, pois só aos defensores do status quo interessa o aviltamento da política, reduzida a um interminável revolver de lama. Mas, para tanto, a esquerda precisa ser a primeira a dar exemplo de conduta impecável, não praticando nem compactuando com a ganância e a busca do privilégio. Em 1968, falava-se que os empenhados em construir um mundo novo teriam de, paralelamente, irem construindo a si próprios como homens novos, sob pena de contaminarem a sociedade sonhada com os vícios herdados da sociedade execrada. É algo em que se pensar.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Superterça
A democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain venceram nas votações dos principais Estados americanos--entre eles, a Califórnia, Nova York e Nova Jersey-- na Superterça, as principais prévias na corrida à candidatura à Presidência dos Estados Unidos.Com 91% dos votos apurados na Califórnia, Hillary obteve 52% contra 42% de Barack Obama. McCain também venceu no Estado-- que garante 370 delegados para os democratas e 173 para republicanos-- com 42% contra 34% de seu principal rival, Mitt Romney. Com ampla liderança entre os republicanos, McCain foi o ganhador em outros oito Estados --Arizona, Connecticut, Delaware, Illinois, Missouri, Nova Jersey, Nova York e Oklahoma-- contra sete de seu rival, o ex-governador de Massachussets Mitt Romney, que ganhou nos Estados do Alasca, Colorado, Massachusetts, Minnesota, Montana, Dakota do Norte e Utah.Embora tenha vencido em menos Estados --oito contra 13 de Obama-- Hillary, que é senadora por Nova York, obteve um número maior de delegados que o seu rival porque ganhou em Estados importantes e populosos, como Nova York, Nova Jersey e Califórnia. Ela também venceu no Arizona, Arkansas, Massachusetts, Oklahoma e Tennessee.De acordo com a CNN, Hillary obteve 825 delegados contra 732 de Obama, que ganhou nos Estados do Alabama, Alasca, Colorado, Connecticut, Delaware, Geórgia, Idaho, Illinois, Kansas, Minnesota, Missouri, Dakota do Norte e Utah.Apesar da liderança, a ex-primeira-dama não venceu com folga, e ainda não tem garantida a nomeação do Partido Democrata como candidata à Presidência dos EUA. Seu futuro dependerá agora das prévias restantes, que ocorrem até o dia 3 de junho.Depois das próximas disputas democratas, ocorrem as convenções partidárias nacionais. Nelas, os delegados dos Estados escolhem os indicados. Geralmente não há surpresas neste estágio e o favorito é o nomeado.Na convenção, o candidato vitorioso escolhe o vice para a sua chapa, por vezes entre os candidatos derrotados.Ppara se tornar um candidato, o democrata deve ter 2.025 delegados e o republicano, 1.191. Do lado republicano, McCain, 71, conseguiu obter, além da liderança na Califórnia, mais de metade dos 1.191 votos necessários para a nomeação.Ele venceu em alguns dos principais Estados, como Nova York, Missouri e Illinois.O senador pelo Arizona obteve 615 delegados contra apenas 268 de Romney.McCain despontou como favorito após sua vitória na prévia da Flórida, no dia 29 de janeiro. O resultado no Estado deu ao veterano da guerra do Vietnã uma vantagem em número de delegados sobre Romney, e fez com que o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani desistisse da corrida presidencial.Após sair do páreo, Giuliani declarou apoio a McCain, assim como o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Respaldos, estes, que podem ter sido decisivos para a sua vitória. Curiosamente, a mulher de Schwarzenegger -- e sobrinha do ex-presidente John F. Kennedy (1961-1963)--, Maria Shriver, havia apoiado o pré-candidato democrata Barack Obama.Se chegar à Casa Branca, Hillary será a primeira mulher presidente dos EUA.Já McCain seria o presidente eleito mais velho da história do país.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
SÉRGIO COLLE | Professor na UFSC publica artigo no Diário Catarinense com o título:Narcoterror marxista-leninista, por Sérgio Colle
Na década de 1980 a democracia alemã efetivamente liquidou a célula terrorista de esquerda Baader Mainhof. Trancafiados nas duras prisões alemãs, os criminosos condenados tentaram divulgar a imagem de injustiçados, publicando livros panfletários sobre o que denominaram "os anos de chumbo", ironicamente, o chumbo que eles não economizaram contra os corpos de suas vitimas. Na década de 90 foi a vez de a democracia italiana dar cabo do grupo terrorista de esquerda Brigate Rosse. Os condenados envelhecem nas prisões de segurança máxima e, quando não, sobrevivem como párias sociais. A democracia colombiana, salvaguardada pelo presidente Álvaro Uribe, já aniquilou cerca de 16 mil narcoguerrilheiros marxistas das FARC, deixando contudo ainda impunes cerca de 14 mil, mesmo porque eles, covardemente, protegem-se com um escudo humano de 800 seqüestrados mantidos em brutal cativeiro.Neste cenário de terror, Hugo Chávez, que este autor enquadra como terrorista de Estado e, até mesmo o assessor para assuntos internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia, tentam vender na América Latina a enganosa versão política de terror esquerdista. Ora, Garcia é conhecido remanescente da mais retrógrada e condenável corrente ideológica do século 20 qual seja, o marxismo-leninismo, cujos resultados práticos na história foram humana e economicamente desastrosos, em todos os continentes vitimados pelo terror comunista. Ademais, suas insistentes manifestações públicas em favor dos ditadores Hugo Chavez e Fidel Castro constituem-se num abominável insulto à democracia brasileira. Os terroristas e seus simpatizantes deveriam ser definitivamente aniquilados, a exemplo do que fizeram a Alemanha e Itália, com os meios de que as democracias ainda dispõem.
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Olhos azuis
Todas as pessoas com olhos azuis teriam o mesmo antepassado comum, sugere um estudo realizado por cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.Segundo os especialistas, uma mutação ocorrida em um gene de apenas uma pessoa há cerca de 10 mil anos teria alterado a produção da melanina --pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo-- na íris."Isso indica que a mutação ocorrida em apenas uma pessoa foi transmitida para todas as outras subseqüentes que têm olhos azuis", diz o estudo, publicado na revista especializada "Human Genetics".Variações na cor dos olhos --castanhos, verdes e cinzas-- podem ser explicadas por quantidades diferentes de melanina na íris, mas a cor azul conta apenas uma pequena quantidade do pigmento, afirmam os especialistas. O coordenador da pesquisa, Hans Eidberg, afirma que todos os seres humanos tinham olhos castanhos até que uma mutação genética no gene OCA2 desencadeou um processo que literalmente "desligou" a capacidade de produção da cor castanha na íris.Os cientistas analisaram o DNA de 800 pessoas com olhos azuis de várias regiões do mundo, como o norte da Europa, Jordânia e Turquia."Todos eles, com exceção de possivelmente um, tinham exatamente a mesma seqüência de DNA na região do gene OCA2. Para mim, isso indica que 99,5% dos pesquisados têm um único ancestral comum", disse Eidberg.O pesquisador salientou que homens e mulheres com olhos azuis têm praticamente a mesma seqüência genética na parte do DNA responsável pela cor dos olhos. Entretanto, os de olhos castanhos apresentam um grau considerável de variações individuais na área do DNA.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Cartão corporativo
Matilde Ribeiro anunciou hoje a saída da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Social após ser acusada de usar irregularmente o cartão corporativo do governo. O desligamento foi comunicado logo depois de um encontro entre Matilde e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. "Diante dos fatos, solicito meu desligamento", afirmou.Ela admitiu que usou indevidamente o cartão. "Assumo o erro administrativo no uso do cartão. Os fatos partiram da dificuldade com deslocamento e hospedagem fora de Brasília", disse ela. "Foi um erro administrativo que pode e deve ser corrigido." Ao tentar justificar o uso indevido do cartão, Matilde disse que foi mal orientada por dois funcionários da secretaria. "Não estou arrependida. Fui orientada a usar o cartão", disse ela, afimando depois que esses funcionários já foram demitidos. Matilde atribuiu parte do problema do uso irregular do cartão à falta de estrutura da pasta. No entanto, ela fez questão de destacar que outros ministros também erraram. "Este erro não foi cometido exclusivamente por mim." Segundo ela, o trabalho de uma agente política, às vezes, continua no almoço ou no jantar. A permanência de Matilde no governo passou a ser questionada após o desgaste provocado pela denúncia de irregularidades no uso do cartão de crédito corporativo. Em 2007, as despesas de Matilde com o cartão corporativo somaram R$ 171 mil. Desse total, ela gastou R$ 110 mil com o aluguel de carros e mais de R$ 5.000 em restaurantes. Um dos gastos considerados suspeitos foi o pagamento de uma conta de R$ 461,16 em um free shop. A assessoria da ex-ministra disse que ela usou o cartão corporativo por engano e que já teria devolvido o montante para os cofres públicos. Apesar das justificativas, assessores do Planalto consideraram que a permanência de Matilde na secretaria mantinha as denúncias de irregularidades no noticiário e prejudicava o governo. Planalto esperava que a própria Matilde Ribeiro tomasse a iniciativa de deixar o cargo para evitar um desgaste ainda maior. De acordo com a reportagem, o presidente Lula relatou ontem a assessores estar "incomodado" com o caso e avaliava que a melhor saída seria ela colocar o cargo à disposição. FériasMesmo em férias, Matilde usou o cartão corporativo para pagar despesas. De acordo com o "Painel", Matilde usou o cartão corporativo para pagar despesas de R$ 2.969,01 no período de 17 de dezembro de 2007 a 1º de janeiro --quando estaria em férias.Na véspera de Natal, por exemplo, Matilde pagou R$ 1.876,90 para uma locadora de carros. No dia 17, o primeiro das férias, ela pagou R$ 104 num bar da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Desarmamento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje Medida Provisória tornando permanente a política de entrega de armas ao governo em troca de uma indenização. Esta é uma das principais modificações da MP do Estatuto do Desarmamento que também estenderá de 02 de julho para 31 de dezembro o prazo de registro de quem tem armas e reduzirá o preço pago para se fazer o registro da arma. Com isso, o Ministério da Justiça espera aumentar o número de armas registradas, reduzir o número delas em circulação e, conseqüentemente, reduzir a criminalidade.
A meta inicial da primeira campanha de desarmamento era recolher 80 mil armas. Nos primeiros seis meses, já tinha sido alcançada. Em dezembro de 2004, o governo aumentou a meta para 200 mil. Terminou o período, em outubro de 2005, com 464 mil revólveres, pistolas e metralhadoras a menos em circulação no País. O material foi destruído, segundo o Ministério da Justiça.
O valor da indenização a ser pago a quem entregar a sua arma ainda não foi anunciado. Ele será definido em decreto ainda a ser assinado. Em relação ao novo valor dos registros de armas, eles irão variar de R$ 30 a R$ 60.
A meta inicial da primeira campanha de desarmamento era recolher 80 mil armas. Nos primeiros seis meses, já tinha sido alcançada. Em dezembro de 2004, o governo aumentou a meta para 200 mil. Terminou o período, em outubro de 2005, com 464 mil revólveres, pistolas e metralhadoras a menos em circulação no País. O material foi destruído, segundo o Ministério da Justiça.
O valor da indenização a ser pago a quem entregar a sua arma ainda não foi anunciado. Ele será definido em decreto ainda a ser assinado. Em relação ao novo valor dos registros de armas, eles irão variar de R$ 30 a R$ 60.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
MP aprova distribuição de pílula do dia seguinte no Carnaval do Recife
O Ministério Público do Pernambuco emitiu parecer favorável à entrega pílula do dia seguinte no Carnaval do Recife, ação que está sendo contestada judicialmente pela Igreja Católica.De acordo com nota divulgada pelo órgão, o documento recomenda às Secretarias de Saúde do município e do estado que continuem "com a política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, com a distribuição do medicamento e a política de saúde pública adotada, em especial no período carnavalesco".A decisão foi tomada pela promotora de Saúde Ivana Botelho, com base em parecer técnico expedido pelas médicas da promotoria Ana Carolina de Freitas Thé e Maria Helena Ferreira da Costa. No laudo, as profissionais afirmam que a pílula do dia seguinte não é um método abortivo.A promotora também levou em consideração a forma como a pílula será distribuída à população, com exigência de avaliação médica prévia, nos postos do sistema público de saúde montados nos principais pontos de folia.A recomendação do Ministério Público responde ao pedido de suspensão da distribuição da pílula apresentado ao órgão ontem (28) pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife. A representação da Igreja tomou como base a tese de que a pílula seria abortiva e, por isso, sua distribuição constituiria ilegalidade, a não ser em casos de aborto permitido pela legislação brasileira, como estupro e má formação fetal.No domingo (27), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, havia criticado a decisão da Arquidiocese de Recife e Olinda. No lançamento da campanha nacional de prevenção à Aids no Carnaval, ele classificou a atitude de "lamentável", pois cada vez mais afasta os jovens das paróquias.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Satélite espião deve cair na Terra
O satélite espião norte-americano que perdeu força e propulsão deve cair na Terra no fim de fevereiro ou março, anunciou nesta segunda-feira (28) um dos porta-vozes do Pentágono, Bryan Whitman.A queda do satélite está gerando preocupações sobre a possibilidade de contaminação da atmosfera no local do impacto. O receio vem aumentando principalmente devido ao segredo absoluto que rodeia o programa.O Pentágono não confirma a data exata e nem o possível local da queda. "Estamos acompanhando a situação. Nós levamos a sério nossas obrigações relativas ao espaço, que é crucial para a defesa nacional", comentou.No domingo (27), o Pentágono confirmou que o satélite estava a ponto de abandonar sua órbita. "O Departamento de Defesa está seguindo atentamente a situação", informou a tenente-coronel Karem Finn à France Presse.A oficial se recusou a comentar a suspeita de que o satélite contém substâncias tóxicas, mencionada pela imprensa norte-americana, nem disse de que tipo de satélite se tratava.Os Estados Unidos contam com uma rede de satélites espiões no espaço. As características destes aparelhos, que podem custar mais de um bilhão de dólares, constituem segredo de Estado.Para atender as necessidades militares, os satélites espiões necessitam de uma reserva de energia maior que a dos demais aparelhos que orbitam o planeta. Por isso, alguns especialistas afirmam que eles teriam de ser abastecidos com energia nuclear ou hidrazina, substância química altamente tóxica.Em janeiro de 1978, um satélite espião soviético (Cosmos 954), movido por um reator nuclear, caiu em uma imensa área desértica no norte do Canadá."Muitos satélites saíram de suas órbitas no passado e caíram sem causar danos. Nós planejamos todas as opções disponíveis para mitigar eventuais danos que sua queda possa causar", afirmou no sábado o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
domingo, 27 de janeiro de 2008
Presos no Continente Alvo
A chegada de frentes frias impede a volta ao Brasil de uma expedição oficial à Antártida com 13 parlamentares brasileiros desde a última sexta-feira. Se o tempo estiver bom amanhã pela manhã, o grupo, que chegou à Antártida na última quinta-feira, deve voltar ao Brasil apenas na terça-feira. A previsão inicial era de chegada na noite de hoje. O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), um dos integrantes da Comissão Mista Oficial de Mudanças Climáticas que viajou ao continente antártico à convite da Marinha, disse que o tempo fechado atrasou a volta da missão, mas acabou ajudando os parlamentares a conhecerem melhor o trabalho dos cientistas brasileiros que estão na estação Comandante Ferraz. Os parlamentares visitaram também a estação chilena Eduardo Frei.
"Era para ficarmos apenas duas horas na Estação Comandante Ferraz, e já ficamos quase duas noites. Visitamos os laboratórios e conhecemos pesquisas nas áreas de meteorologia, ventos e marés, sobre a camada de ozônio, baleias aves e peixes", disse ele. "Mesmo após um inverno bastante rigoroso, estudos dos cientistas brasileiros apontam que a temperatura tem aumentado nos últimos 50 anos na Antártica e comprovam o fenômeno do aquecimento global", acrescentou.
Nesta manhã, mesmo com temperaturas próximas de zero e sensação térmica de - 2º C, os parlamentares caminharam nas proximidades da base chilena, conheceram a estação russa e visitaram as igrejas Católica e Ortodoxa no continente. Os parlamentares não passam frio, pois receberam roupas especiais da base da Marinha em Pelotas (RS), mas, apesar disso, estão ansiosos para voltar, assegura Teixeira. "Todos nós temos uma agenda para cumprir nesta semana, e os compromissos de segunda e terça-feira já tiveram de ser cancelados", disse o deputado petista.
Se o tempo amanhecer aberto na manhã de amanhã, os parlamentares viajarão de avião da estação chilena até Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Somente depois disso é que eles poderão retornar em um vôo para o Brasil. Além de Teixeira, fazem parte da missão os deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Wellington Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentin (PCdoB-RJ), Jorge Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzato (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) e o senador Renato Casagrande (PSB-ES). Acompanham também assessores parlamentares, membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Banco Central, Casa Civil, Aeronáutica e Marinha.
"Era para ficarmos apenas duas horas na Estação Comandante Ferraz, e já ficamos quase duas noites. Visitamos os laboratórios e conhecemos pesquisas nas áreas de meteorologia, ventos e marés, sobre a camada de ozônio, baleias aves e peixes", disse ele. "Mesmo após um inverno bastante rigoroso, estudos dos cientistas brasileiros apontam que a temperatura tem aumentado nos últimos 50 anos na Antártica e comprovam o fenômeno do aquecimento global", acrescentou.
Nesta manhã, mesmo com temperaturas próximas de zero e sensação térmica de - 2º C, os parlamentares caminharam nas proximidades da base chilena, conheceram a estação russa e visitaram as igrejas Católica e Ortodoxa no continente. Os parlamentares não passam frio, pois receberam roupas especiais da base da Marinha em Pelotas (RS), mas, apesar disso, estão ansiosos para voltar, assegura Teixeira. "Todos nós temos uma agenda para cumprir nesta semana, e os compromissos de segunda e terça-feira já tiveram de ser cancelados", disse o deputado petista.
Se o tempo amanhecer aberto na manhã de amanhã, os parlamentares viajarão de avião da estação chilena até Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Somente depois disso é que eles poderão retornar em um vôo para o Brasil. Além de Teixeira, fazem parte da missão os deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Wellington Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentin (PCdoB-RJ), Jorge Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzato (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) e o senador Renato Casagrande (PSB-ES). Acompanham também assessores parlamentares, membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Banco Central, Casa Civil, Aeronáutica e Marinha.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Rambo
"Rambo", a quarta produção da série, desta vez dirigida, escrita e protagonizada por Sylvester Stallone, chegou nesta sexta-feira (25) às salas de cinema dos Estados Unidos, depois de o personagem ter aparecido pela última vez na telona há 20 anos. Desta vez, a história se desenvolve em Mianmar, em meio a um conflito interno no qual o país está imerso há mais de cinco décadas e onde o personagem de Stallone terá que resgatar um grupo de missionários e voluntários capturados pelo Exército birmanês.O retorno de Stallone, 61 anos, deve ser um sucesso arrasador de bilheteria e, além disso, pode afetar a corrida presidencial nos Estados Unidos.O ator comentou recentemente no programa "Fox & Friends", da rede de televisão americana Fox, que John McCain é seu nome preferido para ganhar as próximas eleições presidenciais americanas."Gosto muito de McCain", disse Stallone. "O roteiro que está sendo escrito --e a realidade-- é bastante duro e brutal como um tosco filme de ação, e se torna necessário alguém que esteve envolvido nesse panorama para poder solucioná-lo."McCain, de 71 anos, integrante da Marinha durante mais de 20 anos, foi prisioneiro de guerra durante mais de cinco anos, três deles na solitária, em um campo de prisioneiros de guerra do Vietnã. Ele foi torturado e tentou se suicidar neste período.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Oposição do Equador vai às ruas contra Correa
A oposição equatoriana mobilizou nesta quinta-feira milhares de pessoas na cidade de Guaiaquil, bastião da direita, na que foi a primeira grande marcha contra o presidente Rafael Correa, advertindo-o para que detenha seu projeto socialista.Os participantes atenderam à convocação do prefeito Jaime Nebot, antecipando a luta nas ruas que se aproxima devido ao referendo a que será submetido o novo texto constitucional possivelmente no final de julho.A marcha seguiu pelas mesmas ruas lotadas por Correa e seus seguidores há apenas cinco dias, para anunciar que sua revolução é irreversível.Nebot anunciou que levará o protesto à Assembléia encarregada de reformar a Carta Política para impedir as reformas com as quais o chefe de Estado pretende regular a economia, habilitar-se a um segundo mandato e terminar com uma década de instabilidade política.A marcha foi apoiada por empresários, banqueiros, comerciantes e partidos políticos da oposição.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Exército no Alemão
O secretário da Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou hoje que pedirá ao Exército o empréstimo de veículos blindados Urutu "para que o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) seja iniciado" no complexo de favelas do Alemão, na zona norte da capital fluminense. "Vou pedir porque é um equipamento para transporte de tropa, não estou dizendo que vou entrar em determinado lugar para exterminar alguém", disse.
Ele voltou a afirmar que o planejamento para as obras está definido. "Estamos prontos para agir." Segundo o secretário, a intenção é usar os blindados "só em operações de logística para garantir o transporte, levar e tirar policiais". "Vamos solicitar ao Exército que os Urutus sejam emprestados enquanto estamos em processo licitatório para comprar novos blindados", afirmou.
Ele voltou a afirmar que o planejamento para as obras está definido. "Estamos prontos para agir." Segundo o secretário, a intenção é usar os blindados "só em operações de logística para garantir o transporte, levar e tirar policiais". "Vamos solicitar ao Exército que os Urutus sejam emprestados enquanto estamos em processo licitatório para comprar novos blindados", afirmou.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Counter Strike no Brasil
A empresa EA (Electronic Arts) informou nesta terça-feira (22) que suspendeu as vendas no país dos jogos Counter Strike Source e Counter Strike Antology. A decisão foi tomada em função de uma decisão judicial que proibiu a venda e a distribuição dos jogos no país.A venda dos jogos Counter Strike e EverQuest --que não é comercializado oficialmente no Brasil-- foi proibida em todo território nacional. A decisão, tomada por um juiz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais em outubro, começou a ser cumprida só na última quinta-feira (17), em Goiás, pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). juiz acha que jogo traz "estímulos à subversão da ordem social"Em nota, a empresa pede que os comerciantes tirem os jogos das prateleiras e os mantenham estocados "até nova instrução".De acordo com a EA, a medida tem "caráter apenas preventivo", para evitar possíveis problemas com órgãos de defesa do consumidor. Isso porque a empresa não foi citada na ação judicial, proferida pelo juíz Carlos Alberto Simões de Tomaz, e também não foi notificada sobre a proibição.A EA informa que "está adotando todas as medidas legais cabíveis" e que "espera no curto prazo reverter a situação e retomar a comercialização normal dos produtos".Para o juiz, responsável pela medida, os jogos 'trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado'.Diante disso, a Justiça proibiu a distribuição e comercialização de 'livros, encartes, revistas, CD-ROM, fitas de videogame (sic) ou computador' desses jogos. A multa para a infração é de R$ 5.000.Entretanto, como a Justiça não proibiu o uso dos jogos --apenas a comercialização--, as lan houses não estão obrigadas a deletá-los.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Monomotor cai em Osório
Um avião de pequeno porte caiu no quintal de uma casa no Jardim Primavera, em Osório (RS), e matou o piloto.Segundo o Corpo de Bombeiros, o monomotor PT-CBO decolou do aeroclube da cidade e caiu por volta das 11h20.Na queda, o piloto Rodrigo Jucimar, 32, morreu. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro constante no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o monomotor estava em situação regular.Os bombeiros informaram que não havia ninguém na casa e que o avião destruiu parte do telhado.
domingo, 20 de janeiro de 2008
Museu do Holocausto
O Museu do Holocausto anunciou hoje o lançamento na próxima quinta-feira de um site em árabe para aumentar o conhecimento, nos países onde a língua é falada, sobre o massacre nazista de seis milhões de judeus.O novo espaço na web oferecerá traduções para o árabe de materiais disponíveis na página principal do museu, assim como conteúdos especiais, informou o museu em comunicado.Uma cronologia do Holocausto, artigos acadêmicos, mapas, fotos e testemunhos de sobreviventes em vídeo estarão disponíveis no novo site."Estamos presenciando em países árabes a negação do Holocausto e o anti-semitismo. Queremos oferecer uma fonte alternativa de informação para os moderados nestes países e dar a eles informação confiável sobre a Shoah (Holocausto)", explicou o presidente do centro, Avner Shalev.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
1,2 milhão de vacinas
O governo do Distrito Federal aplicou 1.237.479 doses de vacina contra febre amarela entre o dia 29 de dezembro do ano passado e ontem (17). Neste período, o esquema de vacinação permaneceu reforçado nos centros de saúde da região. Quatro dos 11 casos confirmados de febre amarela ocorreram no Distrito Federal --dois foram contraídos em outros Estados.De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, os quatro pacientes registrados na região afirmaram terem ido a áreas de mata dias antes de adoecer. Um caso de suspeita de febre amarela permanece sob análise.No Distrito Federal há ainda um caso de possível reação à vacina. O paciente permanece internado na rede pública de saúde. O caso está sob análise.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Polícia de SC prende soldado
Um soldado do Exército em Santa Catarina está preso sob a acusação de violentar uma garota de 14 anos em uma praia em Imbituba, litoral do Estado. A menina é deficiente auditiva. De acordo com a Polícia Civil do Estado, a vítima foi atacada na noite terça-feira (15) quando estava em uma praia da cidade. O soldado Cristiano Gomes Xavier, 19, usava a farda do Exército na hora do crime e foi reconhecido pela vítima e outras testemunhas.A mãe da garota fez a denúncia à Polícia Civil de Imbituba, que prendeu o suspeito em flagrante. Ele serve ao Exército em um batalhão em Lages (SC) e estava em Imbituba para um serviço da corporação no porto da cidade.O soldado foi encaminhado para uma prisão do Exército, segundo a Polícia Civil.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Quartelada!!!
Insatisfeitos com os baixos salários, militares estão sendo mobilizados para um protesto, marcado para o dia 31, contra o governo. Eles querem equiparação salarial com a Polícia Federal e o fim "do sucateamento das Forças Armadas". Oficialmente, a organização dos protestos do dia 31, chamado de "dia D", é atribuído à Unemfa (União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas), mas em quartéis do sul do Brasil circula, desde ontem, cópias de um manifesto que prega, além do protesto por melhores condições, uma insurgência contra o presidente Lula e alguns ministros. O manifesto prega "manter as autoridades da área econômica e o presidente imobilizados, sem meios de locomoção terrestre e comunicações".
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Febre Amarela II: "A Missão".
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás confirmou a causa da morte de um homem de 24 anos como febre amarela. O rapaz morreu no último dia 2, mas o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) divulgou o resultado do exame sorológico somente nesta segunda-feira.Segundo o órgão, a vítima da doença era natural de Goianésia (GO) e foi internado em Goiânia no dia 28 de dezembro do ano passado. O nome do rapaz, que ficou em um hospital particular, não foi informado a pedido da família.Os resultados dos exames de sorologia do espanhol Salvador Perez, 41, que morreu neste sábado (12), e de Maria Geraldina Siqueira da Silva, de Mogi das Cruzes (SP), que morreu na última quarta-feira (9) serão divulgados nesta terça-feira (15).Estão sob investigação em Goiás nove casos suspeitos de febre amarela. Os exames também são realizados pelo Lacen.O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o anúncio da Secretaria de Saúde de Goiás. Até domingo (13), o governo federal considerava dois casos confirmados de morte por febre amarela dos 24 casos notificados como suspeitas. Outros cinco foram descartados.A OMS (Organização Mundial da Saúde) avaliou nesta segunda-feira os casos suspeitos de febre amarela no Brasil como "evento de saúde pública de importância internacional". A classificação, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode mudar as exigências para turistas e viajantes brasileiros que vão para o exterior.Atualmente, segundo a OMS, 85 países e territórios exigem que turistas que vêm de países com risco de contaminação, como o Brasil, estejam vacinados. Com a classificação, os países podem mudar suas exigências a turistas brasileiros rapidamente.Como a lista da OMS depende de aviso oficial dos países, a recomendação da OMS é a de que os turistas que vão fazer qualquer viagem internacional tomem a vacina até dez dias antes do embarque (tempo necessário para que a imunização faça efeito.
domingo, 13 de janeiro de 2008
Febre amarela
O Governo uruguaio recomendou hoje aos cidadãos do país que se vacinem contra a febre amarela antes de viajarem ao Brasil.As autoridades do Ministério da Saúde Pública (MSP) fizeram um apelo à população e mantêm contato com as agências de viagens para que recomendem a seus clientes que se vacinem caso viajem para vários estados brasileiros.O diretor interino de saúde do MSP, Gilberto Ríos, disse que "só se está prevenindo aos uruguaios que viajam ao Brasil, mas não se controla os brasileiros que entram no Uruguai".O último caso de febre amarela em território uruguaio foi registrado em 1929.O Ministério da Saúde Pública ressaltou que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza, principais destinos dos uruguaios que viajam ao Brasil, "não são áreas com risco de transmissão de febre amarela".Nos últimos dias, cerca de 50 uruguaios foram receber a vacina na Unidade de Saúde de Fronteiras.No dia 10, um técnico em informática faleceu vítima de febre amarela em Goiás e hoje um espanhol radicado no Brasil morreu no mesmo estado, com sintomas semelhantes aos causados pela doença: diarréia, vômito, enjôo, hemorragias e problemas hepáticos, renais e cardíacos.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Equador quer acabar com "incerteza" de petrolíferas privadas
O ministro de Minas e Petróleos do Equador, Galo Chiriboga, disse nesta sexta-feira que quer acabar com "a incerteza" que existe entre as petrolíferas privadas que operam no país, e por isso vai promover a renegociação de contratos. Várias petrolíferas mostraram inquietação com a insegurança jurídica no Equador. O Governo, no ano passado, anunciou a renegociação de contratos e uma drástica mudança na divisão dos lucros gerados pelo alto preço do petróleo. O Equador é o quinto maior produtor de petróleo da América do Sul, com cerca de 500 mil barris diários. O setor é o mais importante de sua economia e financia cerca de 35% do orçamento do Estado. A Petrobras atua no país por meio da subsidiária Petrobras Energia, com atividades de exploração, produção e transporte por oleoduto.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Foro de São Paulo
O governo brasileiro comemorou nesta quinta-feira a libertação de duas reféns da guerrilha na Colômbia e parabenizou os presidentes Alvaro Uribe (Colômbia) e Hugo Chávez (Venezuela) pela coordenação da operação.
As políticas Clara Rojas e Consuelo González foram entregues pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a uma missão articulada por Chávez na selva colombiana.
"O governo brasileiro congratula-se com o presidente Alvaro Uribe e com o presidente Hugo Chávez pela bem-sucedida condução dos entendimentos que possibilitaram a libertação das cidadãs colombianas", informou comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
As políticas Clara Rojas e Consuelo González foram entregues pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a uma missão articulada por Chávez na selva colombiana.
"O governo brasileiro congratula-se com o presidente Alvaro Uribe e com o presidente Hugo Chávez pela bem-sucedida condução dos entendimentos que possibilitaram a libertação das cidadãs colombianas", informou comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Reajuste a Militares
Em nota, o Ministério da Defesa culpou a extinção da contribuição no Congresso pela suspensão da negociação do reajuste e "eventuais ajustes" nos investimentos e custeios da pasta. Segundo o ministro Nelson Jobim, as definições só irão ocorrer a partir da segunda quinzena deste mês. "As conversas estavam avançadas em dezembro, mas foram suspensas em função das mudanças no Orçamento de 2008, geradas pela extinção da cobrança da CPMF, que frustrou receita de R$ 40 bilhões", diz a nota.
domingo, 6 de janeiro de 2008
Paquistão não aceita ação dos EUA
Um representante do governo do Paquistão disse à BBC neste domingo que Islamabad não irá permitir que forças dos Estados Unidos procurem membros da Al-Qaeda e simpatizantes do Talebã no país asiático. A possibilidade foi levantada em um artigo publicado no jornal americano The New York Times, que diz que, em uma recente reunião, as mais importantes autoridades americanas discutiram ampliar suas operações militares e de inteligência nas regiões tribais da fronteira entre Paquistão e Afeganistão.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Avião bimotor cai em Jundiaí
Um avião bimotor, prefixo PT-JAY caiu em Jundiaí (60 km da capital), por volta das 14h deste sábado (5). Vindo do Campo de Marte (zona norte de São Paulo), o bimotor caiu ao bater em um poste e, em seguida, em um barranco, na pista marginal da rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 61 sul, sentido São Paulo.De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Jundiaí. O piloto George Sucupira, 67, sobreviveu, sofrendo apenas ferimentos leves no rosto.Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o piloto estava consciente e já havia saído do avião, que ficou totalmente destruído. Sucupira foi imobilizado para evitar outros ferimentos e levado ao Hospital de Jundiaí. Ele era o único tripulante. Segundo os Bombeiros, Sucupira é um piloto experiente com 30 anos de aviação.A batida no poste provocou queda de energia na região próxima da rede elétrica, mas já foi retomada pela CPFL. Ainda não foi identificada a causa do acidente.
Assinar:
Postagens (Atom)